Caldas Novas

Caldas Novas

 

 

É um dos passeios que mais aprecio. Quando fui a Caldas Novas pela primeira vez, nos anos 1970, foi uma surpresa agradável entrar na piscina e confirmar que a temperatura da água é mesmo quente, geralmente bem acima de 30 graus. Ali, a 290 km de Brasília, vivem aproximadamente setenta  mil pessoas na cidade, onde foram descobertas fontes de água quente no início do século XVIII. Descobriu-se também que essas águas têm valor terapêutico, e, um século mais tarde, foi chamado um médico do Rio de Janeiro para examinar os efeitos curativos da água. A cidade vive hoje de turismo e na alta estação chega a abrigar quinhentas mil pessoas. A praça central, onde fica a igreja católica matriz da cidade, está praticamente desaparecida. Ao lado dela, onde havia antigamente o ponto inicial de um trenzinho turístico, grandes toldos abrigam a clientela de uma rua onde muitos restaurantes e bares compõem um point jovem nos feriados prolongados.  

 

É possível hospedar-se em pequenos hotéis e visitar piscinas em clubes ou hotéis maiores, em pousadas, em grandes hotéis com um complexo de piscinas, e atualmente há enormes condomínios que alugam apartamentos mobiliados, oferecendo também um conjunto aquático no próprio condomínio. Creio que  já experimentei todas essas modalidades de hospedagem e ultimamente aderi a esta última opção, por me parecer mais econômica. Um ótimo passeio que se pode fazer próximo a Caldas é à cidade do Rio Quente, onde fica um parque temático chamado Hot Park, que conta atualmente com uma praia artificial, com grande piscina de ondas, simulando uma praia marítima - a Praia do Cerrado. É inesquecível mesmo esse passeio. Principalmente as crianças apreciam as brincadeiras em escorregadores aquáticos imensos - os toboáguas. 

Creio que as pessoas, na sua maioria, hoje, ao visitar Caldas Novas, não buscam mais o efeito curativo de suas águas e valorizam sim o lazer que elas podem proporcionar, mas a cidade nasceu em torno das águas quentes curativas, que, conforme lemos na wikipédia, chegaram a curar de reumatismo e paralisia um governador de Goiás no século XIX.

A cura através das águas existe há muito tempo e há em vários centros tratamentos hidroterápicos, que devem naturalmente serem acompanhados por um médico especialista.

A cidade conta também com um ótimo parque ecológico, onde é possível realizar belas caminhadas.